Educação e Arte para Crianças

Criado em 2002, o projeto é desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto e conta com apoio de graduandos (voluntários e bolsistas) da UFOP. Tem como objetivo trazer por meio de oficinas de arte, uma nova abordagem da educação para as crianças da região. Ele visa apoiar as crianças nas tarefas escolares, na educação, na conscientização do patrimônio cultural de sua cidade e iniciar o aprendizado sobre a arte da cantaria. Esse projeto envolve graduandos de diversos cursos da UFOP, que ensinam os conteúdos de história, mineralogia, desenho técnico e informática, e ao mesmo tempo ajudam as crianças nos trabalhos escolares e nas dúvidas sobre o conteúdo escolar. A parte prática foi desenvolvida na oficina de Cantaria, localizada no campus da Universidade, onde as crianças, com a orientação do Mestre Canteiro Juca confeccionavam suas próprias peças, procurando aplicar os conhecimentos matemáticos e de outras disciplinas na sua execução. São realizadas visitas com as crianças aos principais monumentos histórico-artísticos de Ouro Preto. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a melhoria no desempenho das crianças nas escolas, o conhecimento sobre a história e patrimônio cultural da sua cidade, Ouro Preto, e a conscientização de se valorizar e preservar este patrimônio.