O curso de Engenharia de Minas proporciona aos discentes uma formação integralizada, tendo em vista as necessidades do aluno para desenvolver atividades que estimulem suas habilidades de comunicação oral e escrita. Ademais, a graduação se complementa com a implantação de noções tópicas didáticas e metodológicas, de modo a auxiliar e preparar os estudantes para a regência de aulas e pesquisas.
Com isso, a concepção pedagógica do curso está inserida no contexto de que o engenheiro apresentará uma formação vinculada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, abrangendo aspectos indutivos e sistemáticos com o intuito de sempre aprender. O formando será, também, competente nas questões humanas de comunicação e relacionamento, tendo um comportamento ético, além do empenho cultural e social com o Brasil. O curso de Engenharia de Minas pretende oferecer aos estudantes, através das disciplinas e programas relacionados à pesquisa e extensão, uma reflexão sobre os princípios humanos, filosóficos, sociais e culturais que orientam as práticas pedagógicas desenvolvidas e as suas relações com os desafios presentes e futuros de nossa sociedade. Diante disso, as atividades que integram ensino, pesquisa e extensão estão relacionadas aos diversos programas que promovem a formação acadêmica e conduzem os estudantes para o centro dos processos educativos, fortalecendo sua capacidade de produzir novos conhecimentos, ampliando o seu interesse e envolvimento com o próprio aprendizado, o desenvolvimento da reflexão crítica e a autonomia intelectual, promovendo o interesse pela pesquisa e pelo trabalho coletivo.
O curso de Engenharia de Minas da Escola de Minas (UFOP) tem como eixo norteador o desenvolvimento de um trabalho a partir do princípio da interatividade, em que a formação do profissional se veja contemplada pelos elementos do conhecimento, numa perspectiva contemporânea, das concepções sociopolíticas, da realidade social, da ética, levando em conta, sobretudo, o homem, enquanto ser produtor de todos esses sistemas de relações. O curso trata, de forma integrada, as dimensões ambiental, social, econômica e tecnológica, com vistas a promover a adequada gestão de atividades relacionadas à mineração e a buscar um desenvolvimento ambientalmente equilibrado e sustentado.
Coordenadora do curso: Professora Tatiana Barreto dos Santos
Secretário: Rômulo Feitosa de Almeida
E-mail: cemin@ufop.edu.br
(31)3559-1542
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Engenharia de Minas da UFOP é um documento que delineia e estrutura todos os aspectos do curso, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Engenharia (DCNs) e o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFOP). O Colegiado de Engenharia de Minas é o órgão responsável por sua escrita, atualização e o seu cumprimento. O objetivo principal do PPC é garantir a qualidade, coerência e eficácia da formação dos futuros engenheiros de minas, preparando-os para atender às demandas da indústria mineral e aos desafios contemporâneos.
O PPC para um curso de Engenharia de Minas abrange diversos elementos-chave, entre eles: objetivos do curso, estrutura curricular, carga Horária, metodologias de Ensino, avaliação e critérios de avaliação, laboratórios e infraestrutura, atividades extracurriculares, corpo docente, estágios e intercâmbios, diretrizes institucionais, etc.